Kika Souza: escrita curta para personagens complexos

junho de 2024
Foto: SP Leituras

Quando se trata de escrita, leitura, amor aos livros e talento, os sabespianos Kika Sousa e Ricardo Avari tem muito em comum. Foram quase duas horas de um bate-papo informal e intimista entre aqueles que se reconhecem nas vertentes da produção de obras literárias e, também, como ávidos leitores. Além do fato de serem autores sabespianos. Assim transcorreu a edição de maio do "Bate-papo com o autor", um passeio pelo universo de livros e da literatura atravessado pelo compartilhamento de inspirações e histórias de vida. Lembrando que Avari já foi um convidado da programação cultural da Biblioteca; mas dessa vez, foi ele quem conduziu esta conversa descontraída e repleta de referências.

A sabespiana Erica de Oliveira Souza, Kika Souza (há 22 anos na companhia) conta sobre seu encontro com a escrita. Tudo começou dentro de um grupo de teatro na Sabesp, quando ficou sabendo pelos colegas da existência de um curso de escrita criativa, em 2018. Curiosa, se candidatou (detalhe: era somente uma, das duas pessoas inscritas). Já na primeira aula, Kika enfrentou um trânsito terrível e chegou atrasada, temendo que nada iria dar certo.  Estressada, foi apaziguada pelo professor, que a orientou a escrever sobre o episódio, trivial, mas que poderia render um conto. Ela encarou o desafio. De lá pra cá, o número de páginas não para de aumentar.

Kika Souza: desfile de livros

Durante a pandemia fez outros cursos e, em um deles percebeu que era possível publicar um livro. Entrou em contato com algumas editoras e conseguiu publicar seu primeiro livro de contos Seis Mulheres, o baú e um chapéu (2020). Em 2022, foi  convidada pela Editora Versum (editora do seu primeiro livro) a participar de um edital para publicação de obra literária, no qual obteve primeiro lugar, o que garantiu a publicação de Delírio, seu livro de contos ficcionais lançado recentemente. E para quem quer começar a publicar, Kika dá dicas valiosas: frequentar grupos de interesse comum, fazer cursos de escrita criativa e ficar ligado nas redes sociais para se informar sobre oportunidades e acompanhar notícias sobre livros e literatura.

Inspirações, escrita curta e personagens complexos

Autores como Gabriel Garcia Márquez e Carla Madeira estão entre as referências de KIka para pensar na complexidade dos personagens e apresentá-los por meio de uma escrita curta e concisa. “Gosto de criar personagens complexos e atribuo minha escrita curta mais por falta de paciência e disciplina do que estilo mesmo”, brinca Kika. Isso não impede que a autora esteja trabalhando, atualmente, em seu novo romance.

Reconhecimento e premiações: Causos Sabesp

Causos Sabesp e Outras Verdades I, II e III, são obras que retratam as passagens engraçadas e curiosas de funcionários da Sabesp ao longo de anos de trabalho pela empresa Escrito a muitas mãos, os livros contam diversos causos, tendo a Sabesp como pano de fundo.  As obras são produtos de concursos promovidos pela Associação Sabesp, por meio da sua diretoria cultural, liderada pela escritora e jornalista Luzia Helena Almeida. Em 2023, para comemorar o Jubileu de Ouro (50 anos da Sabesp), o concurso contou com a participação de colegas da Sabesp escritores/contadores de causos de todas as regiões do Estado. E adivinha quem foi o primeiro lugar: Kika Souza, com o conto Três Terços de Charque.

Para saber mais sobre este “causo” e outros, não perca a live na íntegra disponível no Workplace!