A Metáfora da Duna e o encontro dos mundos empresarial e acadêmico
março de 2023
Quem já
não ouviu a tão conhecida
afirmação “na prática, a teoria é outra”? Alguns especialistas consideram essa frase um falso dilema do exercício profissional, uma vez que o processo de
conhecimento não se encerra na graduação ou somente dentro das condições objetivas do trabalho cotidiano. O
dilema permanece, se for pensado na perspectiva de que o “saber teórico”
e o “saber prático” estão em lados opostos.
Para refletir
sobre alguns equívocos que
se estabelecem nesse terreno e discutir tantos outros temas que tratam da relação entre o conhecimento científico e o mundo
empresarial, o sabespiano Clovis Cerretto Pinto, autor do livro A Metáfora
da Duna: Fundamentos e Metodologia Científica em Administração, abriu a temporada
da programação cultural da Biblioteca 2023, no último dia 9 de fevereiro. O encontro, reuniu sabespianos e convidados para bater um papo sobre essa publicação de suma importância para aqueles que estão encarando o fazer científico, quais sejam pesquisadores iniciantes, estudantes de graduação, pós-graduação ou profissionais do mercado.
A obra é uma síntese da longa trajetória profissional de Pinto na Sabesp e do seu percurso acadêmico como docente no ensino de metodologia na graduação e pós-graduação na Universidade Presbiteriana Mackenzie. E para discorrer sobre as novas formas do ensino da metodologia científica, tema do livro, nada melhor do que muitas metáforas: "A metáfora é uma forma poderosa de comunicação”, afirmou o professor.
A Metáfora da Duna
Comparar a escalada de uma duna com o desenvolvimento de uma pesquisa científica é a perspectiva metafórica utilizada pelo autor para normalizar a sensação incômoda de recuo do pesquisador diante do processo científico - ou seja, caminhar três passos e recuar um. Mas não se preocupe, isso é normal, você não é o único ou única, conforme enfatiza Pinto: “Nesses recuos, pode parecer que algo está errado". A boa notícia, segundo o autor, é que são nos momentos de "crises" que as pesquisas se desenvolvem. "Caso não aconteçam, algo está mesmo errado", concluiu.
A característica que vincula a experiência de construir o conhecimento científico com a escalada de uma duna - as tais idas e vindas - não é tão claramente apresentada nos textos de obras de metodologia científica tradicionais. É nesse contexto que nasceu a chamada “Metáfora da Duna”. Embora a ideia tenha partido das experiências no mestrado em Administração, a metáfora surge das vivências do profissional no ambiente empresarial.
Onde tudo começou
Ao ser convidado a proferir uma palestra na empresa sobre seus estudos, Pinto constatou que o tema não era de fácil compreensão: a influência das experiências de vida na liderança das transições inerentes às mudanças organizacionais radicais. Neste momento, se deparou com um dilema: não ser compreendido ou tentar explicar metodologia de forma simplificada, lúdica? Assim, lançou mão da Metáfora da Duna, como "um esforço de fazer com que as pessoas não iniciadas nos ‘segredos’ da metodologia científica no meio empresarial compreendessem como um trabalho científico pode ser desenvolvido.". A palestra foi apresentada o mundo acadêmico, em 2003, e passou a integrar os materiais destinados aos professores de metodologia científica na Universidade Mackenzie, do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas – CCSA.
Utilização do método científico no
meio empresarial
Para o professor, é possível conciliar a perspectiva acadêmica às demandas do universo corporativo, uma vez que a aplicação de um referencial metodológico testado por décadas nas universidades propicia credibilidade aos projetos organizacionais, podendo contribuir para agregar valor aos resultados empresariais. “Apesar de ter participado de alguns processos transformacionais antes do mestrado, foi a partir dele que meu nome passou a ser fortemente associado, na empresa onde trabalhava, à temática de gestão de mudanças radicais”, observa Pinto, destacando que o ingresso no meio acadêmico pode significar novas oportunidades profissionais, tanto nas universidades como em consultorias. Nesse sentido, o profissional destacou o importante papel da Universidade Empresarial Sabesp na formação dos empregados da companhia.
A obra: como escalar a duna?
O livro A Metáfora da Duna: Fundamentos e Metodologia Científica em Administração, traz uma abordagem lúdica, utilizando diversos recursos didáticos, tais como: resumo, casos reais, notas, recomendações de leitura, clipe de vídeo, arquivo de apresentação e ilustrações do próprio autor. Para melhor compreensão, os assuntos foram organizados capítulos integrados multidimensionalmente. O primeiro apresenta a Metáfora da Duna. Os demais abordam os temas relevantes para a aplicação da metodologia científica.
Nos cursos a obra pode ser utilizada como livro-texto ou leitura complementar de disciplinas de metodologia científica, apoio na elaboração de trabalhos de conclusão de curso, bem como subsidiar o desenvolvimento de pesquisas científicas. A publicação é aplicável aos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu em Administração, ingressantes em programas de mestrado e, pontualmente, em doutorados. Nas organizações, pode apoiar metodologicamente o desenvolvimento de projetos.
A Metáfora da Duna: Fundamentos e Metodologia Científica em Administração está disponível no nosso acervo para empréstimos e consultas.
Perdeu ou quer rever o encontro? Assista a live na íntegra pelo Workplace Biblioteca Sabesp.
Outras obras do autor disponíveis na Biblioteca
Mudança nas organizações e a teoria
ator-rede: humanos e não humanos em controvérsias
Controvérsias em mudanças nas organizações: a ação das pessoas, das coisas e dos ciborgues
Líder de transições: as lições da
escola da vida para a liderança nas mudanças radicais