| Notícias

BibliON: como aprender a ser emocionalmente mais inteligente?

agosto de 2024
Foto: BibliON

 “As pessoas são contratadas por suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos”. A clássica afirmação é de Peter Drucker, um dos autores que mais contribuiu para as atuais teorias e práticas nas áreas de Marketing e Gestão de Empresas. A frase representa a atual realidade das empresas que valorizam cada vez mais habilidades que vão além das técnicas e que se voltam para o desenvolvimento de competências comportamentais, as chamadas soft skills.

O que é inteligência emocional?

A psicologia descreve a inteligência emocional como a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles. Ou seja, uma pessoa emocionalmente inteligente é capaz de compreender e controlar as próprias emoções assim como também é sensível aos sentimentos alheios.

E qual a importância dessa habilidade no ambiente de trabalho?

Medo, felicidade, raiva, estresse, ansiedade, euforia, entre outras sensações são sentimentos inerentes ao ser humano. Não existe nenhum problema em senti-las, a questão é como os indivíduos lidam e reagem a elas. Quando reconhecemos nossas emoções e sentimentos, somos capazes de adequá-los a diferentes situações.

E na prática, como aprender a ser emocionalmente mais inteligente?

O pesquisador Daniel Goleman, responsável por popularizar o termo inteligência emocional, em seu livro homônimo mostra que para conseguir ter inteligência emocional no trabalho ou em qualquer âmbito, é preciso obter algumas competências. Confira quais são.

Autoconsciência: reconhecimento das próprias emoções e sentimentos. Esteja ciente de como você se sente em diferentes situações e como suas emoções afetam seu comportamento.

Autorregulação: desenvolvimento do controle emocional, aprendendo a gerenciar suas emoções de maneira saudável. Isso envolve evitar reações impulsivas e explosões emocionais.

Motivação: definição de metas claras e manter-se motivado para alcançá-las. A motivação intrínseca, ou seja, o impulso interno, é um aspecto fundamental da inteligência emocional.

Empatia: busca por entender os sentimentos e perspectivas dos outros. Isso envolve ouvir ativamente e demonstrar interesse genuíno em compreender as outras pessoas.

Habilidades sociais: aprimoramento das habilidades de comunicação, incluindo a capacidade de se expressar de forma clara e eficaz.

Com o avanço da tecnologia e a evolução da inteligência artificial, por exemplo, as reflexões sobre o futuro do trabalho vêm à tona. Sabe-se que algumas ocupações podem ser extintas e outras criadas, no entanto existem singularidades que nenhuma máquina pode substituir: a inteligência emocional do ser humano.

Confira abaixo as dicas de leitura disponíveis na BibliON selecionadas pela equipe da Biblioteca Sabesp.

Para utilizar o serviço gratuito, basta que os sabespianos acessem www.biblion.org.br ou baixem o aplicativo BibliON,disponível noGoogle Playe naApple Store e realizem um breve cadastro com o email corporativo da Sabesp.

No caso de dúvidas ou problemas com seu acesso, é só enviar uma mensagem diretamente para: contato@biblion.org.br.

Boa leitura!

Livros disponíveis na BibliON

Abrace assuas emoções: um guia abrangente para desbloquear sua Inteligência emocional,desenvolver a autoconsciência e construir resiliência diante dos desafios davida, de Camilla Grayson


Você está cansado de se sentir dominado por suas emoções? Você luta para gerenciar o estresse, a ansiedade e os padrões de pensamento negativos? Você está pronto para assumir o controle do seu bem-estar emocional e viver uma vida mais gratificante? Se sim, então "Abrace Suas Emoções" é o guia que você tem procurado! Este livro oferece um roteiro para ajudá-lo a desbloquear sua inteligência emocional, desenvolver o autoconhecimento e construir resiliência diante dos desafios da vida. Com estratégias práticas, técnicas e exercícios de mindfulness, você aprenderá a reconhecer e regular suas emoções, gerenciar o estresse e a ansiedade e cultivar a positividade.


A importânciada inteligência emocional em nossas vidas, de Régulo Marcos Jasso  


Se você deseja aumentar sua inteligência emocional, interações pessoais e sociais, a maneira como você lida com suas emoções e muitas outras coisas, este livro pode ajudá-lo. Nele você verá como a inteligência emocional é crucial em nossa vida cotidiana. Este livro é um guia fundamental para se desenvolver na vida e nas relações sociais e profissionais, para iniciar mudanças e melhorar-se imediatamente.


Inteligência emocional lições para criar bons hábitos que podem transformar sua vida e seu futuro, de Gilclér Regina 


Com o intuito de mostrar como é possível trabalhar nossa mente para alcançar resultados extraordinários, o autor estimula pequenas mudanças nos hábitos e comportamentos do leitor, buscando aprimorar o seu autoconhecimento de forma a criar hábitos poderosos que possam ajudá-lo em seu desenvolvimento pessoal e conquista de seu destino. Para facilitar o entendimento, Gilclér Regina apresenta situações cotidianas e relata experiências reais, apresentando ao leitor como o correto uso da gestão das emoções faz toda a diferença na transformação de sonhos em realidade. Um livro para homens e mulheres que querem desenvolver a inteligência emocional e vencer a constante batalha para alcançar o equilíbrio dos sentimentos, tanto na vida pessoal quanto na profissional.

Fonte: Exame.com