BibliON: Transformação Organizacional é o tema do mês!

julho de 2024
Foto: BibliON

O recém-publicado artigo intitulado "O Impacto daTransformação Ágil na Cultura Organizacional: Das Práticas e Valores Organizacionais à Gestão da Mudança" revelou que 72,2% das organizações analisadas, com um ano ou mais, estão em processo de mudança organizacional, tendo a adoção de métodos ágeis como uma das principais ações. No entanto, a "transformação’, de acordo com o estudo, não é algo tão simples de acontecer, uma vez que envolve mudança de pensamento, comportamentos, processos, atividades, e diz respeito tanto as pessoas como as diretrizes da própria cultura da organização.

O artigo destaca alguns dos elementos importantes e incorporados aos valores e aos princípios ágeis que estão relacionados à adaptação, à interação e à colaboração entre todos os envolvidos na organização – tais como  maior igualitarismo nos diversos níveis; tempo e espaços físicos destinados para atividades relacionadas à inovação; confiança nos times para a realização do trabalho; preocupação do trabalho coletivo prevalecendo sobre o individual; aceitação da incerteza para criar um ambiente propício para as inovações; autonomia para que os profissionais possam ter a capacidade de inovar e de introduzir novas ideias ao trabalho, entre outros.

O tema é vasto e merece reflexão! Por isso, a equipe da Biblioteca selecionou para os sabespianos algumas sugestões de leitura que podem ser encontradas na BibliON, biblioteca digital de São Paulo.

E se você ainda não conhece a BIbliON, aproveite! Para utilizar este serviço gratuito, basta acessar o site da plataforma e se cadastrar com o e-mail corporativo da Sabesp.

No caso de dúvidas ou problemas com seu acesso, é só enviar uma mensagem diretamente para: contato@biblion.org.br.

Boa leitura!

Livros disponíveis na BibliON

Nós somos a mudança que buscamos, de Joy Ann Reid, E. J. Dionne Jr, Clóvis Marques (tradutor)

Reunião de 27 dos melhores discursos de Barack Obama. A obra é tocante e contundente que nos permite ter contato com a essência do pensamento do ex-presidente dos Estados Unidos, que entrou para a história por muitos motivos, entre eles, ser o primeiro presidente negro de um país que registrou uma das mais longas e infames segregações raciais do planeta; e por sua eloquência, comparada à de poucos dos seus antecessores. Impulsionado pela própria capacidade de mudança e de persuadir outros tantos a mudar, Obama marcou uma era de ressignificação do ideal americano e busca por um mundo mais justo e igualitário. que só será transformado com a firme crença na melhora e pelo desejo de mudança vivo em cada um de nós. que só será transformado com a firme crença na melhora e pelo desejo de mudança vivo em cada um de nós.

Transformando pessoas: coaching, PNL e simplicidade no processo demudança, de Marcelo Felippe

Este livro, escrito e fundamentado a partir dos processos de Coaching e da PNL, aplica-se a todos, pois traz a resposta sobre o que fazer para realizar sonhos: a transformação de nós mesmos. Seu conteúdo oferece uma pequena lanterna que pode iluminar o caminho da busca por autorrealização. Perguntas simples e essenciais conduzem-nos a respostas assertivas, e podem ser o primeiro passo na direção das mudanças necessárias.

Inteligência do coração, de Patricia Meirelles

Estar com o coração puro e sintonizado é a premissa para acessarmos a frequência dos milagres em nossa vida. No entanto, raramente estamos conectados com essa inteligência sutil, porque vivemos numa era onde estamos mentalmente perturbados e usamos a razão para buscar todas as respostas que procuramos. Neste livro, você vai compreender que tudo de que precisa está dentro do seu coração. A autora compartilha 108 lições que vão ajudar você a acessar essa inteligência infinita de uma maneira simples e leve. Ao utilizar esse poder, você conseguirá efeitos surpreendentes no seu corpo, na sua realidade externa e na materialização dos seus sonhos.

Fonte:  "O Impacto da Transformação Ágil na Cultura Organizacional: Das Práticas e Valores Organizacionais à Gestão da Mudança" Exame.com