| Notícias

Biblioteca do Ailton Krenak: um espaço irreverente, que fala, e celebra o pensador indígena

julho de 2021
reprodução: Biblioteca do Ailton Krenak
Foto: Neto Gonçalves

Biblioteca do Ailton Krenak reúne a preciosidade das ideias, reflexões e declarações do pensador indígena registradas online desde 2012. Neste espaço, Krenak aparece em pensamentos solitários, editados a partir de uma entrevista, ou na companhia de ótimos interlocutores como o neurocientista Sidarta Ribeiro, os indígenas guarani Carlos Papá e Cristine Tekoá, o físico Marcelo Gleiser, a historiadora Lilian Schawrtz, o músico Gilberto Gil e outras personalidade do mundo científico e artístico. Esta é uma iniciativa da comunidade Selvagem - um grupo de voluntários que realizou esse sonho de catalogar, organizar e acessibilizar as falas online de Ailton Krenak num só link. 


Ailton Krenak nasceu em 1953, no território do povo indígena Krenak, às margens do Rio Doce, em Minas Gerais, um lugar cuja ecologia se encontra profundamente afetada pela atividade da mineração. Jornalista, escritor e artista gráfico, doutor honoris causa da Universidade Federal de Juiz de Fora e uma das vozes mais importantes em defesa do meio ambiente, tornou-se uma forte liderança na luta pelos direitos indígenas. Em 2020, recebeu o Prêmio Juca Pato como intelectual do ano.

No livro Ideias para adiar o fim do mundo - uma adaptação de duas conferências e uma entrevista realizadas em Portugal, entre 2017 e 2019 - o líder indígena critica a ideia de humanidade como algo separado da natureza. Essa premissa estaria na origem do desastre socioambiental de nossa era, o chamado Antropoceno. 

Para saber mais sobre o nascimento da Biblioteca do Ailton Krenak acesse o link.