Ciclo22 promove debates sobre marcos históricos e reflexões para o futuro
fevereiro de 2022
Ciclo22 é um projeto que remete à reflexão da USP sobre quatro grandes marcos (1822, 1922, 2022 e 2122), congregando iniciativas com o objetivo de tratar criticamente o bicentenário da Independência do Brasil (1822), o centenário da Semana de Arte Moderna e o movimento modernista (1922), reflexões sobre o presente no País em 2022 e as projeções de ideias do futuro em 2122.
O objetivo é sistematizar e reunir as produções acadêmicas da USP, em suas diversas unidades, sobre esses temas históricos no site, de forma acessível não só à comunidade uspiana, mas também à sociedade.
O site, por exemplo, não só tem pesquisas, teses e dissertações que já foram defendidas, eventos e simpósios, como também reúne materiais didáticos referentes a esses marcos produzidos ou não pela Universidade, que podem ajudar professores em sala de aula e alunos em pesquisas.
O Ciclo22 é coordenado por Diana Gonçalves Vidal, coordenadora do projeto e diretora do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) e pelo professor e presidente da Edusp, Carlos Roberto Ferreira Brandão, com apoio de Thais Helena dos Santos, da Superintendência de Comunicação Social, e de Juliana Frutuoso Vieira, do Instituto de Estudos Brasileiros. Diana também explica que a responsável pelo design gráfico do site é Beatriz Abdalla, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), e a produção de conteúdo ficou por conta de Crisley Santana, da Escola de Comunicações e Artes (ECA), e Rafaela Silva Rabelo, pesquisadora da Faculdade de Educação (FE).
Acompanhe o Ciclo22 da USP no site: ciclo22.usp.br
E siga as
redes sociais do projeto: Twitter | Instagram | Youtube