Cúpula de Líderes sobre o Clima discute economia verde
maio de 2021
Líderes mundiais de alguns dos principais países do mundo estiveram reunidos, no final de abril, na Cúpula de Líderes sobre o Clima. O evento, realizado virtualmente em razão da pandemia da covid-19, foi convocado pelo presidente americano, Joe Biden, com o objetivo de discutir a necessidade de novas metas para a redução das emissões de carbono no mundo.
Quarenta líderes mundiais foram convidados a participar da cúpula ,entre os quais, China e da Rússia, Xi Jinping e Vladimir Putin, e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, nações que estão entre os maiores emissores de CO2 do mundo. Além dos países poluidores, foram convidados líderes de regiões que já são diretamente afetadas pelas mudanças climáticas, como Bangladesh, Jamaica e Quênia. além de integrantes do Fórum de Energia e Clima de Grandes Economias - que reúne os 17 países que respondem por 80% das emissões globais de carbonos e outros ue lideram ações importantes de preservação do meio ambiente. O Brasil esteve entre os convidados e foi representado pelo presidente Jair Bolsonaro.
O encontro busca encorajar compromissos mais arrojados no combate às emissões de carbono para manter viável a meta estabelecida pelo Acordo de Paris, ou seja, impedir que a temperatura média mundial suba 1,5º C acima dos níveis pré-industriais. Desde o acordo, as emissões no mundo só aumentaram.
Saiba mais sobre a Cúpula do Clima acessando este link. Você pode conferir também os principais pontos discutidos durante o evento, clicando aqui.