| Notícias

Del Priori: personagens de carne e osso para contar a história do Brasil

outubro de 2024
Foto: SP Leituras

Com o tema ‘Biografias: uma forma apaixonante de conhecer história do Brasil’, o "Bate-papo com o Autor" do mês de setembro recebeu uma das mais importantes historiadoras brasileiras, a escritora Mary Del Priore. O encontro, mediado pela jornalista Priscila Dias Franco, da Superintendência de Comunicação da Sabesp, reuniu mais de 80 participantes para um bate-papo sobre a importância de compreender a história do Brasil, marcada por uma vasta diversidade cultural. Para a autora, muitas questões atuais, como a desigualdade social, o racismo estrutural, o machismo, os desafios políticos e as tensões econômicas, têm raízes no passado. "É necessário enteder a história do Brasil, que nem sempre é aprofundada nas escolas", enfatiza a historiadora. 

Mary Del Priore é autora de mais de 50 livros, obras que refletem seu interesse por temas que envolvem a vida privada, as relações de poder e o papel das mulheres na história do Brasil e que têm algo em comum: além de rica em detalhes históricos, são acessíveis ao público em geral e mostram a habilidade da escritora em trazer personagens históricos à vida de maneira envolvente. “A história é um romance que aconteceu. Trato os personagens históricos como pessoas de carne e osso, com defeitos, falta de dinheiro e dificuldades de inserção”, conta a escritora, que acredita que os brasileiros gostam de ler sobre histórias de vida e biografias. 

Um projeto para escrever ao grande público

Mary Del Priore iniciou sua carreira acadêmica aos 28 anos, tardiamente, segunda ela, depois de ter três filhos. Ela é formada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e possui doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Mas desde cedo, seu interesse esteve voltado para a história social e cultural e seu começo como escritora foi diretamente ligado à sua atuação acadêmica. Ao longo de sua carreira como professora universitária e pesquisadora, Del Priore publicou seus primeiros artigos e ensaios sobre temas históricos que até então não recebiam tanta atenção, como o papel das mulheres na sociedade colonial brasileira. 

Seu primeiro grande livro foi História das Mulheres no Brasil, publicado em 1997, organizado junto com outras historiadoras, marcando um ponto de virada em sua carreira. A obra foi inovadora ao trazer à tona a trajetória das mulheres brasileiras ao longo dos séculos, destacando a diversidade de experiências femininas. A partir daí, Del Priore se destacou não apenas como acadêmica, mas como uma autora que conseguia comunicar temas complexos de história para um público mais amplo, usando uma linguagem acessível e cativante. Sua capacidade de conectar história social com narrativas envolventes ajudou a consolidar sua reputação no Brasil como uma das principais autoras de livros de história com apelo popular.

Além dos livros sobre história das mulheres, a escritora continuou a explorar temas como a história da infância, da família, da sexualidade e da vida privada no Brasil, sempre com uma abordagem detalhada e bem fundamentada em pesquisa. Essa mistura entre rigor acadêmico e estilo acessível foi o que impulsionou o sucesso de sua carreira literária.

Feminismo

As obras de Mary Del Priore tratam muitas vezes condição da mulher ao longo da história, mas ela não se considera uma feminista no sentido militante. A autora tem uma postura crítica em relação a algumas vertentes do feminismo contemporâneo, argumentando que o movimento às vezes ignora nuances históricas e culturais. Ela prefere examinar as condições das mulheres no contexto histórico, analisando as dificuldades e avanços sem necessariamente aderir a uma perspectiva feminista mais ortodoxa.

Sua abordagem, segundo ela mesma, é voltada para entender o papel e as experiências das mulheres dentro de uma narrativa histórica mais ampla, sem se prender a uma agenda política específica. Contudo, a escritora também reconhece a importância do feminismo em trazer à tona debates fundamentais sobre os direitos das mulheres e em desafiar estruturas patriarcais, mesmo que sua análise se concentre mais em aspectos históricos e culturais.

Mary Del Priore, comentou três livros de sua autoria disponíveis na Biblioteca Sabesp. Saiba um pouco mais sobre eles.

Livros disponíveis para empréstimos na Biblioteca Sabesp

Em Sobreviventes e Guerreiras, Mary Del Priore analisa o papel das mulheres ao longo da história do Brasil. Ela explora como as mulheres enfrentaram dificuldades sociais, políticas e culturais, desde o período colonial até a contemporaneidade, sempre destacando suas lutas e resistências. “Acredito que as mulheres sempre resistiram a qualquer forma de dominação, estando a frente de suas famílias. A educação dos filhos, por exemplo, sempre esteve muito presente na cabeça das mulheres brasileiras”, disse a autora, enfatizando o envolvimento das mulheres nos principais momentos da história – abolição, cenário artístico e político.

A obra Uma Breve História do Brasil, Mary Del Priore, em coautoria com Renato Venâncio, oferece uma síntese clara e acessível da história do Brasil, desde o período pré-colonial até os tempos modernos. Ele é voltado tanto para estudantes quanto para leitores curiosos sobre a trajetória do país, sem se aprofundar demais em detalhes, mas oferecendo uma visão panorâmica dos principais eventos, personagens e transformações que moldaram a nação. O livro  tem um estilo fluido e pela capacidade de contextualizar a história do Brasil dentro de uma narrativa maior.

O livro A Condessa de Barral: A Paixão do Imperador, uma das obras mais conhecidas de Mary Del Priore, conta a história de Luísa Margarida de Barros Portugal, a Condessa de Barral, uma mulher influente e educada, que foi preceptora da princesa Isabel e teve uma relação íntima e emocionalmente próxima com Dom Pedro II, imperador do Brasil. O livro oferece um retrato fascinante não apenas da vida da Condessa de Barral, mas também da corte brasileira no século XIX, explorando as dinâmicas de poder, a vida privada dos imperadores, e as nuances de um Brasil imperial.

Se você quer ver ou rever este encontro, e para continuar a história, a live está disponível na íntegra no Workplace. Nâo perca!