Dia da Criança e da Leitura na Sabesp!

outubro de 2024
Foto: Cristiane Socci Leonel, da Cia. Liquidificador (crédito: Fábio Spila);

No sábado, dia 12 de outubro, das 9h às 14h, temos um encontro marcado com vocês, famílias sabespianas do estado de São Paulo, para uma programação especial que celebra o Dia da Criança e da Leitura.

Venha participar das atividades que acontecerão na Biblioteca Sabesp e no refeitório localizados no Complexo Ponte Pequena (entrada pela Av. do Estado, 561), que tem  como foco o incentivo à leitura e a aproximação das crianças e adultos com os livros, a literatura e atividades culturais.

Entre os destaques das atrações estão o espetáculo com a contadora de histórias Kiara Terra e a apresentação dos “Contos de Enganar a Morte”, com a Cia. Liquidificador, além muitas brincadeiras, jogos, comidinhas, brindes  e muito mais!

INSCREVA-SE!

O prazo para as inscrições é até dia 11 de outubro e, para participar, acesse o formulário neste link.
E atenção: as vagas são limitadas até 90 crianças.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

Contação de histórias "Narrativas colaborativas", com Kiara Terra

Fundou a metodologia "A História Aberta", que integra oralidade e improvisação. Nos últimos 15 anos viajou por diversos lugares formando educadores e participou de importantes iniciativas nacionais e internacionais ligadas à defesa dos direitos das crianças e dos jovens. (Crédito: Paulo Savala).

‘Contos de Enganar a Morte’, com a Cia. Liquidificador, inspirados no livro de Ricardo Azevedo

Todo mundo tem medo. Medo de barata, medo do escuro, medo de monstros. Mas talvez o maior medo de todos seja o medo da morte. E esse medo está eternizado em diversas histórias populares, em que alguém tenta enganar a morte. Nessa contação, a Cia. do Liquidificador vai revelar as artimanhas que já foram realizadas para tentar escapar da Dona Morte. Criada no início de 2013, o grupo usufrui de todas as possibilidades cênicas em suas atividades, em especial ao teatro, a contação de histórias, a música e as artes circenses. Como fio condutor da pesquisa, o grupo propõe o estudo de questões contemporâneas, revisitando histórias de tradição oral e clássicos da literatura como forma de debater a evolução da humanidade, a transformação social e a metamorfose da própria arte.

Confira abaixo a programação completa e inscreva-se!

Dia: 12 de outubro, sábado

Horário: 9h às 14h

Local: Complexo Ponte Pequena, Biblioteca Sabesp e refeitório (entrada pela Av. do Estado, 561)

Inscrições: até dia 11 de outubro; para participar, acesse o formulário e inscreva-se neste link ou:

ROTEIRO

Chegada: refeitório
9h às 9h30: recepção das crianças  – Fotos com back drop

9h30: contação história – Kiara Terra - Mediação e apresentação de Ednaldo Carvalho Sandin (Sabesp)

10h30 às 11h50: distribuição de kit lanches, pipoca e sorvete, coffee-break para a família

11h50: saída do refeitório e caminhada com os monitores até a Biblioteca

12h às 12h30: contação de história com a Cia. do Liquidificador

12h30 às 14h: oficina de xilogravura e empréstimos de jogos/livros, entrega de kits e brindes Sabesp

14h: encerramento

Biblioteca Sabesp: conectando gerações

Pelo terceiro ano consecutivo, a Biblioteca Sabesp reúne pais e filhos para uma intensa programação em outubro, mês em que se comemora o Dia da Criança e da Leitura (dia 12).

Trazer as crianças para o ambiente de trabalho dos pais pode ser benéfico para ambas as partes, por várias razões. A prática pode contribuir, por exemplo, com fortalecimento do vínculo familiar e educação sobre o mundo do trabalho, oferecendo às crianças uma oportunidade de aprender sobre diferentes profissões, responsabilidades e rotinas de trabalho. Ao estar em um local de trabalho, os pequenos têm a chance de interagir com outras pessoas de diferentes idades e posições, o que pode ajudar a melhorar suas habilidades de comunicação e socialização. Esse contato pode despertar interesses e aspirações nas crianças para o futuro, mostrando-lhes possíveis caminhos profissionais que elas talvez não considerassem.

Aproveite o Dia da Criança e da Leitura na Sabesp para se conectar ainda mais com a sua familia!

Foto Kiara Terra (carrossel). Crédito: Paulo Svala.