Dia Mundial da Língua Portuguesa: saiba mais sobre o 5º idioma mais falado do mundo
maio de 2023
O Dia Internacional da Língua Portuguesa é comemorado em 5 de maio. A data foi oficialmente estabelecida em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) - uma organização parceira da UNESCO desde 2000, que reúne os povos, pessoas e comunidades em todo o planeta que compartilham a língua e a cultura portuguesas, como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Goa, Damão e Diu.
Com aproximadamente 280 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, a língua portuguesa é muito difundida no mundo e a mais falada no hemisfério sul. Heterogênea, diversa, com vários tipos de expressões, o português é considerado hoje um dos principais idiomas de comunicação internacional, com uma forte extensão geográfica, destinada a aumentar. As Nações Unidas estimam que até o fim deste século haverá 500 milhões de falantes.
Museu da Língua Portuguesa: uma experiência única no mundo
O português, também conhecido como "a língua de Camões", tem um museu só dele, o Museu da Língua Portuguesa, um espaço interativo sobre o idioma, fundado em São Paulo, na Estação da Luz, um dos principais pontos de passagem dos imigrantes que chegavam ao país e, até hoje, é um espaço dinâmico de contato e convivência entre várias culturas e classes sociais, abrigando sotaques vindos de todas as partes do Brasil.
Estação da Luz, em São Paulo, abriga o Museu da Língua Portuguesa (crédito: reprodução site MLP).
A
língua: nosso maior patrimônio
Por ter como tema um patrimônio imaterial, o Museu faz uso da tecnologia e de suportes interativos para construir e apresentar seu acervo. O público é convidado para uma viagem sensorial e subjetiva, apresentando a língua como uma manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção. De acordo a curadora do Museu, Isa Grinspum Ferraz, valorizar a língua portuguesa significa trazer aspectos da sua formação - muito pouco conhecidos da grande maioria dos brasileiros - que mostram que ela tem uma longa história de encontros entre povos e culturas muito diversos entre si, com suas bagagens e histórias.
Descubra o Museu
Quer saber mais sobre esse projeto pioneiro? No site do Museu é possível acessar a Fototeca, onde é possível montar álbuns de fotografias que formam perscursos inusitados. A coleção de imagens é composta por importantes registros fotográficos digitais da reconstrução ocorrida entre 2015 e 2020, e também reúne fotos históricas da Estação da Luz, imagens da implantação anterior do museu e imagens das exposições. Ao tornar acessível este rico registro, buscou-se ampliar o entendimento do público acerca desse tão importante patrimônio histórico.
Rua da Língua (crédito: reprodução site MLP).
Inagurada em 2006, a instituição foi reaberta ao público em 2021, após as estruturas sofrerem um incêndio de grandes proporções em 21 de dezembro de 2015. A Sabesp é uma das patrocinadoras do projeto, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, concebida e realizada em parceria com a Fundação Roberto Marinho.
Faça uma viagem pelo português e pelo mundo! Saiba mais clicando neste link.