| Notícias

Em julho, tem mais roda de conversa. Comece já sua leitura!

junho de 2024
Foto: SP Leituras

Prepare-se! No dia 26 de julho, sexta-feira, das 15h às 16h, acontece mais uma edição do Clube de Leitura dos Sabespianos! A roda de conversa virtual (Plataforma Zoom Sabesp) será em torno da obra Se Deus me chamar não vou, de Mariana Salomão Carrara, escolhida pelos próprios empregados da companhia, por meio de enquete no Workplace.


O encontro será mediado para melhor aproveitamento da atividade e os participantes poderão trazer suas opiniões e críticas. O livro faz parte do acervo da BibliON e pode ser emprestado simultaneamente para vários leitores do Clube. Desta vez, as obras de autores vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura foram destaques da enquete.


A OBRA


Se Deus me chamar não vou, de Mariana Salomão Carrara


Quem vai te contar essa história é uma criança de 11 anos. O olhar fresco e bem-humorado de quem ainda vê a vida como mistério está aqui, mas vá por mim: não subestime a solidão de Maria Carmem. A aprendiz de escritora, enfrentando as angústias da "pior idade do universo", irá te provar que é possível, sim, que uma menina seja mais solitária do que um velho. Ao menos uma menina que, como ela, cresce e cria suas perguntas entre os objetos de uma "loja de velhos". Ali elas já nascem antigas, frescas e pesadas, doce feito da mais dura poesia. Maria Carmem nasceu no fim. Sendo assim, do que interessa a idade? Como ela mesma diz, "é possível que um lápis pareça estar novo, mas todo quebrado por dentro". É assim, toda quebrada por dentro, que ela desconstrói o mundo diante de si, o mundo adulto que cria regras e não as obedece, o mundo escolar, tudo: "na aula de matemática o problema dizia que um menino e uma menina precisavam calcular quantas laranjas levar ao parque se os convidados meninos comiam tantas e as meninas só mais tantas cada uma. E eu escrevi que não era pra levar nenhuma, que tudo é mentira, ninguém vai junto a parque nenhum nessa vida". É também assim que ela junta e faz pergunta e faz poesia com tudo o que se ergue e desmorona, os pais, deus, o amor, o corpo, a morte, o difícil que é entender o amor dos outros. Quando crescer, Maria Carmem vai ser escritora. Mas Maria Carmem já cresceu e já é. Esse livro é uma generosidade de sua poesia. Uma oportunidade de a gente crescer com ela.


SORTEIO

Ao participar do encontro do dia 26, você também concorre a um sorteio de 3 livros de arte!

 

Comece já sua leitura e prepare-se para este imperdível bate-papo com os colegas!

O acesso ao Clube é aberto a todos os interessados, mesmo para aqueles que não tenham tido tempo de ler a publicação, mas que tenham curiosidade em ver como funciona a dinâmica do encontro.

SERVIÇO

Dia: 26 de julho
Horário: 15h às 16 horas
Mediação: Alexandra do Nascimento Silva

Link da atividade:

Join Zoom Meeting

Https://us02web.zoom.us/j/86278540572  

Meeting ID: 862 7854 0572

Participe!

.