| Notícias

Especialistas da Sabesp discutem principais atualizações da NTS0383

março de 2025
Foto: SP Leituras

No dia 14 de fevereiro, a Biblioteca Sabesp promoveu a live intitulada "Norma de Concreto Projetado em Estruturas de Saneamento". O evento reuniu especialistas da Sabesp - as engenheiras Gabriella de Andrade Coni (OGCT), Silvia Leme Peixoto Benites (RMSP e RMBS - EMC) e Ana Maria Ribeiro (EIN), sob a mediação de Allan Saddi Arnesen, gerente do Departamento de Acervo e Normalização Técnica (EIN) -, para discutir os principais requisitos da NTS0383 - que estabelece diretrizes para o uso de concreto projetado em obras de saneamento, abrangendo desde a seleção de materiais até métodos de aplicação e controle de qualidade. 

Abrindo o evento, Allan Saddi Arnesen deu boas-vindas a todos, destacando a contribuição do eixo técnico da programação cultural da Biblioteca Sabesp para a atualização contínua dos colaboradores, promovendo a troca de conhecimento, acesso a conteúdos qualificados e experiências que ampliam repertórios e estimulam a inovação. Com transmissão ao vivo pela plataforma Zoom da Sabesp, a live proporcionou aos participantes a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a aplicação da norma da Sabesp. 

Em relação à NTS0383, o gerente do Departamento de Acervo e Normalização Técnica (EIN) apontou a necessidade de utilização das normas pelos profissionais das áreas de engenharia, manutenção e operação, em especial – o que reforça o compromisso com a qualidade e a confiabilidade das infraestruturas de saneamento, beneficiando tanto a empresa quanto a sociedade. “As normas são dinâmicas e o reconhecimento da qualidade técnica da Sabesp é o que fez a empresa chegar até aqui; é o que faremos para o futuro”, destacou Sadi, acrescentando que as sugestões de melhorias para aprimoramento desses documentos técnicos podem ser enviadas ao Departamento de Acervo e Normalização Técnica.

 

Allan Saddi Arnesen, gerente do Departamento de Acervo e Normalização Técnica (EIN); lidera projeto de revitalização da Biblioteca Sabesp: “A utilização das normas pelas áreas de engenharia, manutenção e operação da Sabesp reforça o compromisso com a qualidade e a confiabilidade das infraestruturas de saneamento, beneficiando tanto a empresa quanto a sociedade”.

Evolução e atualizações

A engenheira civil Gabriella de Andrade Coni, que atua na inspeção de estruturas hidráulicas de concreto no Centro Tecnológico de Manutenção - OGCT da Sabesp, abordou o contexto da criação da norma e sua evolução ao longo dos anos para incorporar avanços tecnológicos e melhores práticas, garantindo estruturas mais duráveis e eficientes. “A norma passou por revisões periódicas para refletir inovações tecnológicas, como o uso de fibras sintéticas e aditivos avançados, e para alinhar-se às normas nacionais e internacionais. Para a profissional, essas atualizações buscam aprimorar a eficiência, a segurança e a sustentabilidade das estruturas de saneamento. “A qualidade do material é o que garante a durabilidade da estrutura, principalmente aos materiais de esgoto. Para garantir segurança e qualidade dos materiais para mitigar impactos, problemas futuros e gastos desnecessários é necessário também exigir o cumprimento das normas pelas construtoras (contratados).

Gabriella de Andrade Coni é engenheira civil Atualmente, atua na inspeção de estruturas hidráulicas de concreto no Centro Tecnológico de Manutenção - OGCT da Sabesp: “A qualidade dos materiais garante que as estruturas operem de forma eficiente e segura, minimizando riscos e prolongando a vida útil das instalações”.


NTS0383: avanços no controle de qualidade

A engenheira civil Silvia Leme Peixoto Benites, gestora da célula de Qualidade dos Empreendimentos nas regiões RMSP e RMBS - EMC da Sabesp, ressaltou os avanços e detalhamentos da nova versão da  NTS0383, principalmente ao itens relativos ao controle de qualidade, como especificações detalhadas para cimento, agregados, aditivos e água, assegurando a qualidade e compatibilidade dos componentes do concreto projetado, orientações sobre a proporção adequada dos materiais para alcançar as propriedades de durabilidade desejadas, procedimentos para amostragem de concreto projetado diretamente na estrutura e ensaios mínimos de controle necessários. Silvia destacou ainda que o grande avanço da norma é estabelecer requisitos para ensaios e inspeções durante e após a aplicação, assegurando que o produto final atenda aos padrões estabelecidos.

Engenheira civil Silvia Leme Peixoto Benites, gestora da célula de Qualidade dos Empreendimentos nas regiões RMSP e RMBS - EMC da Sabesp: “A NTS0383 é mais detalhada, vai além das especificações para túneis, como na anterior, contemplando vários outros usos”. 

E para para quem quiser ver ou rever a live "Norma de Concreto Projetado em Estruturas de Saneamento", a gravação permanece disponível na íntegra no Workplace.