| Notícias

IA é grande aliada dos profissionais do saneamento, diz especialista

agosto de 2024
Foto: SP Leituras

A aplicação prática da Inteligência Artificial (IA) no setor de água e saneamento é um passo essencial em direção à eficiência e sustentabilidade. Para o Engenheiro Sanitarista e Ambiental, Vinicius Ternero Ragghianti, convidado da Programação Cultural da Biblioteca Sabesp, a IA oferece uma gama diversificada de ferramentas que podem abordar as complexidades inerentes à gestão da água, permitindo uma resposta mais ágil a desafios da área. Mas como utilizar a IA a seu favor, no dia a dia do trabalho?

Essa foi uma das principais provocações trazidas por Ragghianti, que está na vanguarda da integração de IA na engenharia, durante o bate-papo “Inteligência Artificial no Saneamento”, que reuniu 236 participantes na tarde de sexta-feira, dia 19 de julho no encontro mediado pelo gerente do Departamento de Acervo e Normalização Técnica – EIN da Sabesp, Allan Saddi Arnesen.


 

“A IA é uma ferramenta de inovação por si mesma"

Ragghianti destacou ainda que a IA não é exatamente uma ‘bruxaria’, tampouco uma ‘inteligência’. Nesse sentido, ele enfatizou que a tecnologia realiza tarefas e seu uso para definir conceitos, por exemplo, não é recomendado. O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, é um modelo de linguagem feito para realizar tarefas de processamento de linguagem natural. Suas funcionalidades incluem fornecer informações, auxiliar na redação, criar conteúdo textual, uma ferramenta capaz de interagir com base nas perguntas e solicitações feitas.

Nesse contexto, ele considera, que a automatização de processos é uma das formas mais impactantes de usar a inteligência artificial. “Os sistemas de IA fazem tarefas repetitivas e demoradas serem concluídas de forma ágil e rápida, fazendo que os colaboradores fiquem livres para focar em atividades mais estratégicas;

não há manual ou receitas, mas boas práticas”, acredita o especialista. 



 
Vinicius Ternero Ragghianti, Engenheiro Sanitarista e Ambiental pela UFSC, MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV e Bacharel em Direito, é sócio-fundador da ECHOA Engenharia. Com ampla experiência em engenharia de infraestrutura e consultorias em inovação e sustentabilidade, desde 2022 ele pesquisa a aplicação de modelos de inteligência artificial na engenharia. Ministra cursos para capacitar profissionais e oferece consultoria para empresas que desejam incorporar IA em seus projetos. Consulte: Instagram: www.instagram.com/vinicius.ragghianti


O tema é instigante, não? Se você se interessou em saber mais, assista a live na íntegra pelo Workplace!