| Notícias

Iniciativa fortalece o incentivo à leitura na Sabesp

agosto de 2024
Foto: SP Leituras

Os clubes de leitura são espaços de encontro com o outro. As práticas de leitura compartilhadas ampliam o espectro de compreensão da obra literária, chamando a atenção para aspectos não percebidos em uma leitura individual, pois cada leitor tem uma visão de mundo diferente – o que possibilita a ampliação do repertório literário e colabora para a manutenção da leitura como uma prática cotidiana.

CURIOSIDADES

Você sabia que.....

q  Os clubes de leitura de hoje têm seus ancestrais no século 18, quando grupos puritanos americanos se reuniam para estudar a Bíblia, e aristocratas e burgueses franceses se encontravam em palacetes para ler livros e discutir as novidades intelectuais.

q  Com o envolvimento de grandes editoras, os clubes do livro aparecem nos salões literários parisienses nos séculos 17 e 18, e brasileiros, dos séculos 19 e 20.

q   Um dos primeiros grupos de que se tem registro começou na Baía de Massachussetts, por meio da pregadora Anne Hutchinson, que organizava encontros semanais entre mulheres para discutir os sermões da igreja e outras questões relacionadas à espiritualidade.

q  O primeiro clube em terras brasileiras surgiu em 1941 e foi criado por Mário de Andrade, Cândido Portinari e Aníbal Machado, se estabelecendo como um clube de poesia

q  Saiu na última semana de fevereiro de 2024: Geração Z e Millennials reinventam os clubes do livro. Os clubes estão de cara nova para atender a necessidade de novos encontros de algumas gerações. As listas de eventos de clubes do livro cresceram 24% nos Estados Unidos em 2023 em relação ao ano anterior, de acordo com uma plataforma de organização de eventos (Eventibrite). Os organizadores e membros do clube do livro estão criando novos formatos de encontros para falar sobre livros em eventos de namoro, cervejarias e corridas em grupo.

Criar espaços e oportunidades de leitura no ambiente corporativo vai muito mais além do que proporcionar a simples aquisição de conhecimento técnico ou específico de uma área. Ela atua como uma inspiração para o desenvolvimento de competências mais amplas, pois, ler mais tem tudo a ver com aprendizagem e aperfeiçoamento contínuo. Então, por que não fortalecer o incentivo à leitura na empresa?

Em sintonia com essa necessidade, a Biblioteca Sabesp promove sessões de leitura coletiva e compartilhada abordando obras com temas relevantes tanto para o desenvolvimento profissional quanto pessoal dos colaboradores da companhia, estimulando-os a serem agentes ativos de transformação.

Clube de Leitura dos Sabespianos

Lançado em setembro de 2022, o Clube de Leitura dos Sabespianos estabeleceu uma parceria com a BibliON, a biblioteca digital gratuita de São Paulo, com livros que podem ser baixados diretamente da plataforma, o que possibilita a leitores e leitoras sabespianos (as) uma leitura simultânea para posterior participação de uma roda de conversa pra lá de instigante.

O livro de estreia da primeira roda de conversa em torno da obra O peso do pássaro morto, de Aline Bei, escolhida pelos próprios empregados da companhia. De lá pra cá, muitas leituras, conversas, encontros e amizades já rolaram.

Confira abaixo o que já lemos até aqui:

O peso do pássaro morto, de Aline Bei (set, 2022). Escolha feita pelos funcionários que se inscreveram por email.

Rio do meio, de Lya Luft (jan, 2023) Escolha feita pelos funcionários que se inscreveram por email.

1984, de George Orweel (abr, 2023)  Escolhido por enquete de WhatssApp.

Diário de Anne Frank em HQ, de Anne Frank, ilustrado por Ari Folman, David Polonsky (jul, 2023). Escolhido por enquete no Workplace.

O gato preto, de Edgar Allan Poe (out, 2023). Escolhido por enquete no workplace.

Viver, a que se destina?, de Mario Sergio Cortella , Leandro Karnal (jan.2024). Escolhido por enquete no Workplace.

Elis uma biografia, de Arthur de Faria (abril, 2024). Escolhido por enquete no workplace.

É sempre a hora da nossa morte amém, de Mariana Salomão Carrara (jul, 2024). Escolhido por enquete no Workplace.

As sessões do clube acontecem em formato virtual, quatro vezes ao ano (1 por trimestre), contando com a mediação de um profissional e reunindo, em média, 27 pessoas em cada roda de conversa. A migração dos clubes de leitura para os espaços virtuais hoje é uma realidade e o formato híbrido veio mesmo para ficar. A tecnologia não tirou destes espaços o poder de socialização, troca de experiências, força coletiva e inclusão de novos públicos na prática leitora. 

 

 

Um Clube pra chamar de seu!

O Clube já tem adeptos de carteirinha e chega à sua 6a edição com o número de participantes cada vez mais crescente. 

 


6 MOTIVOS PARA PARTICIPAR DO CLUBE DE LEITURA DOS SABESPIANOS!

TER INCENTIVO PERMANENTE À LEITURA: esta é uma das grandes vantagens do Clube; envolver-se com o ambiente da leitura em grupo é uma ótima motivação para criar o hábito de ler.

SAIR DA ZONA DE CONFORTO: no Clube, podem existir várias propostas de leituras diferentes, o que pode proporcionar descobertas de novos autores e gêneros que talvez você nunca leria.

TER PESSOAS PARA COMPARTILHAR IDEIAS E PONTOS DE VISTA: o Clube contribui para o debate, interação e a socialização do conhecimento, já que o formato de leitura compartilhada possibilita o diálogo sobre as obras lidas, abre oportunidades para novos universos literários, além de promover momentos de muita diversão!

TER UM MOMENTO DE DESCONTRAÇÃO: com tantas obrigações no dia a dia do trabalho, a leitura existe como uma forma de aliviar o estresse e proporcionar momentos de prazer.

TORNAR A LEITURA MAIS ACESSÍVEL: o projeto do Clube de Leitura dos Sabespianos é realizado em parceria com a biblioteca digital BibliON e tem o objetivo de incentivar a leitura em diferentes plataformas, tanto virtual como física.

PODER SE CONECTAR COM PESSOAS: o Clube de Leitura reúne pessoas em torno de um interesse comum, por isso, é um lugar de encontro onde você consegue se identificar com colegas que estão lendo o mesmo livro para dividir suas experiências. E isso faz com que surjam novas amizades!


Então, o que está eseprando para entrar nesta roda?