Lançamento da nova versão do Software de classe de tubos ABTC

junho de 2024

O evento de lançamento da nova versão do Software da ABTC para cálculo da Classe de Tubos de Concreto para Projetistas (versão 2024), reuniu sabespianos de diversas áreas da companhia, no último dia 3 maio, em torno de mais uma iniciativa do eixo técnico-cultural da Biblioteca Sabesp – que tem o objetivo de oferecer conteúdos de qualidade e úteis ao contexto profissional dos empregados da empresa.

Com mediação do engenheiro do Departamento de Normalização Técnica – EIN da Sabesp, Marco Aurélio Lima Barbosa, a apresentação foi conduzida pelo presidente-executivo da ABTC - Associação Brasileira dos Fabricantes de Tubos de Concreto, Pedro Chama, professor convidado do curso de Engenharia Civil da POLI-USP e consultor na área de saneamento; e pela engenharia ambiental, especializada em Gestão Ambiental, Bruna Toscano, analista do departamento técnico da ABTC.

Pedro Chama iniciou sua exposição abordando o aspecto mais conceitual da ferramenta, destacando o papel da ABTC para o mercado de saneamento, cuja principal missão é reunir empresas e profissionais envolvidos no setor no intuito de disseminar as boas práticas e desenvolver novos estudos e tecnologias que estimulem a qualificação do segmento.

De acordo com Chama, o novo Software foi desenvolvido ao longo de 2023 para facilitar a vida dos profissionais, apresentando os principais controles e parâmetros que deverão ser observados para garantir a qualidade dos tubos de concreto, escolhas de classe de resistência, utilização e instalações adequadas e corretas sempre em atendimento às Normas Técnicas ABNT.

Software livre

O presidente da ABNT destacou ainda que, a versão atualizada do Software da ABTC para cálculo da Classe de Tubos de Concreto, além de incluir novos recursos com melhorias em relação à versão anterior, traz a principal novidade de ser aberto, sem bloqueios ou senhas. "Com uma interface mais moderna e completa, a ferramenta terá uso totalmente livre e irrestrito, dispensando a necessidade de renovação de licenças.", enfatizou.

Faça o download gratuito em: www.abtc.com.br/softwareclasse

Na segunda parte do encontro, Bruna Toscano, esmiuçou as funcionalidades da nova edição do Software, norteadas pela importância do cumprimento dos requisitos técnicos, a começar pela escolha do tipo de material que será utilizado para cada finalidade - como a diferenciação entre o material apropriado para redes de captação e drenagem de águas pluviais e para redes de escoamento de esgoto –, e medidas necessárias para instalação e aplicação de sistemas de tubulação em obras.

Para quem quiser ver ou rever a live completa acesse o Workplace.