| Notícias

Lançamento do livro "Inovação na Gestão Pública" reuniu autores sabespianos em setembro

outubro de 2023
Foto: SP Leituras

Os principais temas da atualidade que contribuem para o processo da inovação na gestão pública - que esteja alinhado às necessidades do cidadão e da sociedade, com viés orientado para resultados -, estiveram na centralidade das discussões da live de lançamento do livro Inovação na gestão pública: cultura, liderança, normas, métodos, tecnologia e aplicação, que aconteceu em setembro, na Biblioteca Sabesp. 


Estruturada em 10 capítulos colaborativos, a publicação divide os temas de inovação em seis grandes áreas: cultura, liderança, normas, métodos, tecnologia e aplicação, a partir da perspectiva de que a Inovação na gestão pública pode ser definida como o ato de criar e implementar ideias novas ou significativamente melhoradas com o objetivo de aperfeiçoar o desempenho dos órgãos públicos.

O encontro reuniu os organizadores da obra, os sabespianos Carlos Eduardo Rodrigues e Maria das Graças Ferreira, contando com a participação dos autores Eliete Brito Santos, Silvio Rocha da Silva e Nilton de Moraes. A mediação foi do gerente do Departamento de Acervo e Normalização Técnica (TXA), Allan Saddi Arnesen, com transmissão ao vivo pela Plataforma Zoom da Sabesp e Workplace. O evento integra o eixo técnico da Programação Cultural, e tem como um dos objetivos prestigiar e divulgar as produções e publicações dos empregados da companhia.

Na ocasião, os empregados da companhia tiveram o privilégio de conversar com autores e autoras sobre quais os fatores que levaram à concepção e publicação do livro, além de percorrer, juntamente com os especialistas, capítulos que abordam a transformação e cultura digital, produtos inovadores, cultura e liderança, entre tantos outros.  

A professora Maria das Graças Ferreira, consultora de gestão organizacional e estratégica, com atuação na Sabesp na área de desenvolvimento organizacional de pessoas e processos e coautora nos temas de cultura e liderança, contextualizou a produção do livro, que surgiu a partir do conteúdo de um curso de pós-graduação lato sensu em gestão pública ministrado em diversas subprefeituras e secretarias de São Paulo. A partir daí, nasce o primeiro livro, em 2010, e, a partir dele, o segundo, tema da live. A publicação contou com quatro corrdenadores, entre eles, o sabespiano Carlos Eduardo Rodrigues, convidado para participar de todo o projeto. 

“Minha preocupação era a de reunir autores atuantes dentro da gestão pública. Não queríamos apenas acadêmicos, mais profissionais que pudessem trazer uma abordagem de experiências e práticas”, comenta a professora. Para Rodrigues, os exemplos de diversas empresas, casos práticos tanto do setor privado, público e terceiro setor contribuem para formar um legado de experiências que podem estimular efetivamente os processos de inovação.

Coautor nos temas produtos inovadores e modelos e fontes de inovação, Silvio Rocha da Silva, com sua experiência na gestão de Tecnologias da Informação e Comunicação na Sabesp, destacou que é preciso, dentro da perspectiva da inovação, olhar com atenção as necessidades da população. Para ele, o grande desafio é transformar essas necessidades em produtos inovadores para as pessoas e para a sociedade. Nesse sentido, pensar o conjunto de estratégias para melhor atender o cliente é essencial, tendo em vista não apenas os projetos, mas os produtos. “Daí a importância do planejamento como principal ferramenta para conectar uma estratégia de inovação às estratégias da organização”, concluiu Silva.

Nilton de Moraes, coautor no tema cliente cidadão: transformação digital e cultural, responsável pela Gestão de Sistema ERP e pelo projeto de Transformação Digital na área de Suprimentos da Sabesp, destacou que o livro foi pautado em experiências reais e teve o objetivo de trazer histórias e vivências, explicitando conteúdos que podem ser aplicáveis no dia a dia. “São práticas que utilizam tecnologias que conseguem revolucionar a experiência do cidadão. Nesse contexto, o autor citou exemplos de como a transformação digital já está presente na realidade das smart cities, pelo mundo e no Brasil, e quais os impactos decorrentes da utilização da tecnologia no comportamento social. 

O papel do gestor público em um ambiente de inovação, seu protagonismo ao reunir esforços para, de fato, servir ao cidadão, e a observação sobre a capacidade de mobilização do setor público, foram aspectos tratados pela autora Eliete Brito Santos, nos temas liderança e cultura. Considerando o novo perfil do público, para ela, é fundamental que servidores e gestores estejam preparados para construir estratégias com a participação da população. “A gestão colaborativa tem o poder de alavancar as estratégias públicas, dentro de um processo constante de aprendizado”, rassaltou Eliete, acrescentado: "Nesse sentido, a inovação, que tem como espinha dorsal a tecnologia, traz novas ferramentas para a gestão participativa.". 

Perdeu ou quer rever o encontro? Acesse a live na íntegra pelo Workplace!

Palestrantes 


Carlos Eduardo Rodrigues
Organizador e coautor nos temas transformação digital e produtos inovadores



Maria das Graças Ferreira
Organizadora e coautora nos temas cultura e liderança


Silvio Rocha da Silva
Coautor nos temas produtos inovadores e modelos e fontes de inovação


Nilton de Moraes
Coautor no tema cliente cidadão: transformação digital e cultural


Eliete Brito Santos
Coautora nos temas liderança e cultura