Lima Barreto: conheça a vida e a obra do escritor
junho de 2021
O dia 13 de maio de 2021 marcou os 140 anos do nascimento de Afonso Henriques de Lima Barreto (1881-1922), mais conhecido como Lima Barreto. O escritor, um dos maiores nomes da Literatura brasileira, se dedicou a revelar diversos problemas sociais de sua época - muitos dos quais permanecem na atualidade - pela herança de mais de três séculos da escravatura, além de enfrentar o elitismo do universo literário.
O escritor era neto de uma mulher escravizada. Filho de um tipógrafo e uma professora, Lima perdeu a mãe ainda na infância, época em que também presenciou a Abolição da Escravatura, o fim do Império e a Revolta da Armada. Aos 21 anos, passou a ter de sustentar a família toda. Mas ele teve vários problemas, e era alcóolatra, e foi aposentado por invalidez.
Lima teve uma grande contribuição na imprensa da época, publicando crônicas, resenhas e artigos. Na literatura de ficção, escreveu contos e escreveu seis romances, entre eles, clássicos como O Triste Fim de Policarpo Quaresma, Clara dos Anjos e Recordações do escrivão Isaías Caminha. Nos contos destaca-se O Homem que sabia javanês, considerado uma das mais importantes narrativas da literatura breve brasileira. Lima é autor de Diário de um hospício, sobre sua passagem pelo Hospício Nacional dos Alienados e do romance Cemitério dos vivos, publicado em 2010, baseado nesta vivência.
O autor foi homenageado na Festa Literária Internacional de Paraty de 2017 e o seu reconhecimento definitivo aconteceu neste mesmo ano, com o lançamento de Lima Barreto: Triste Visionário, biografia escrita pela pesquisadora Lilia Moritz Schwarcz, o mais completo mapeamento sobre o escritor desde o pioneiro trabalho de Francisco de Assis Barbosa (A Vida de Lima Barreto, 1952).
Saiba mais sobre a vida e a obra deste autor clicando aqui.