Literatura em podcasts
novembro de 2021
Populares no Brasil, podcasts crescem em quantidade e em formatos nos mais diversos gêneros. Com temas e duração variados, transformou-se em uma ferramenta de comunicação eficiente para tornar a Literatura mais acessível, informal e mais próxima dos 'ouvintes leitores'.
Basicamente, podcasts são programas de áudio on-line. Em outras palavras, um programa de rádio adaptado para a Internet que pode ser ouvido a qualquer hora, por meio do celular ou do computador.
O termo vem da junção de "iPod", dispositivo reprodutor de áudio da Apple, e "broadcast", palavra em inglês que significa "transmissão".O x-VJ da MTV Adam Curry e o desenvolvedor de softwares Dave Winner criaram, em 2004, um programa chamado "iPodder", que permitia baixar automaticamente transmissões da Internet para iPods.
A variedade impressiona: política, entretenimento, esportes e debates sobre qualquer assunto, em episódios gratuitos ou opções para assinantes, podem ser baixados da Internet ou reproduzidos em serviços de streaming.
Podcasts para conchecer (podem estar sem novas atualizações há algum tempo, muitos deles são divididos por temporadas ou entram em recesso entre o final e o começo do ano)
30:MIN - um dos programas sobre literatura mais longevos da podosfera brasileira, passeia pelos clássicos, pela produção contemporânea, pela literatura fantástica. Um dos melhores exemplos da junção de conteúdo com informalidade. O episódio 307, sobre Literatura e Futebol, pode ser uma boa porta de entrada.
Lavadeiras do São Francisco - apresentado por Ivandro Menezes, escritor e professor da Universidade do Estado da Bahia, tem muitos episódios dedicados a livros publicados por editoras independentes e à literatura que foge das bolhas de Rio e São Paulo. O episódio 13, com a escritora e pesquisadora Julie Dorrico, é uma aula sobre Literatura Indígena.
De Modo Geral - o roteirista Mauro Dahmer e os escritores João Paulo Cuenca, Semayat Oliveira, Andréa Del Fuego e Paulo Scott recebem semanalmente convidados para comentar assuntos importantes que estejam rolando no país. O episódio 27, com o escritor Raimundo Carrero, tem uma mistura emocionante de força, indignação, afeto e resiliência.
Põe na Estante - idealizado e apresentado pela jornalista Gabriela Mayer, reúne leitores para um bate-papo sobre algum livro específico. No bom episódio sobre “A Filha Perdida”, de Elena Ferrante, por exemplo, dividiram os microfones com Gabriela os colegas Marcelo Duarte e Adriana Cimino.
#Rabiscos - durante muito tempo o programa foi apresentado pela jornalista Jéssica Balbino e pelo advogado e escritor Tadeu Rodrigues. Hoje apenas Tadeu está à frente do podcast que abre muito espaço para a poesia e para vozes à margem. No episódio com a escritora Kah Dantas, encontramos um raro equilíbrio num papo sobre sexo e literatura.
Litterae - a escritora e editora Anita Deak e o escritor e professor de Literatura Paulo Salvetti conversam com convidados sobre temas caros à criação literária, como a construção de cenário e o fôlego da narrativa. O episódio 35, sobre crítica literária, com participações de Cristhiano Aguiar e Alcir Pécora, é obrigatório para quem deseja ter um olhar mais aguçado para a arte.
Literalmente - acima de tudo, um papo entre dois amigos que gostam muito de livros. É agradável ouvir os jornalistas Gabriel Benamor e Raphael Lima conversando a respeito de suas leituras mais recentes. Merece atenção a série Vozes da Ursal, sobre literatura latino-americana (com destaque para o episódio 18 da primeira temporada, dedicado à argentina Samanta Schweblin).
A Gente Não Quer Só Chibé - focado na literatura produzida na Amazônia Paraense, o programa é um projeto de extensão da Faculdade de Letras e Língua Portuguesa do campus de Bragança da Universidade Federal do Pará. No episódio 2, o papo é com Karla Ferreira, mestre em Linguagens e Saberes da Amazônia.
451 Mhz - programa da revista literária 451, é apresentado pelo jornalista Paulo Werneck e traz sempre uma longa conversa pautada por alguma efeméride, acontecimento ou importante lançamento e breves notas sobre o universo literário. No episódio 30, as escritoras Preta Rara e Juliana Borges dialogam a respeito da relação entre o racismo e os problemas carcerários do país.
Academia Brasileira de Letras - dividido em três ciclos diferentes, apresenta integrantes da ABL discorrendo sobre diversos temas. No episódio 10 da série “Pensando o Novo Normal”, a imortal Rosiska Darcy de Oliveira fala sobre literatura e utopia.
Página Cinco - programa semanal com reportagens e notícias relacionadas ao mercado editorial. Boa porta de entrada é o episódio 53, sobre a presença da cachaça em nossa literatura, ou o 59, sobre a amizade entre Clarice Lispector e Lygia Fagundes Telles.
Estado da Arte - produzido pelo jornal O Estado de S.Paulo, aborda temas de maneira aprofundada. Um dos destaques, Os Lusíadas, de Luis de Camões.
Prêmio Oceanos - colocou à disposição, recentemente, uma série de programas sobre os finalistas da premiação de 2021.
Confira aqui mais algumas indicações.
* (Fonte) Rodrigo Casarin (Página Cinco, no UOL)