Literatura, uma inspiração para a vida!
julho de 2021
O clássico da literatura Dom Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes, é sua referência e inspiração. Aliás, este e outros livros compartilham ‘vida’ com Marcio Luiz Rocha de Paula Fernandes: Um Caminho Espiritual Para a Felicidade, de Jung Mo Sung e Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?, do Papa Francisco, também estão entre suas leituras atuais.
Ele não é apenas um ávido leitor e guardião das coleções de livros de familiares que já se foram. Anda sempre em boa companhia, com livros por perto e à mão, trazendo a literatura para seu cotidiano - no trabalho e no lazer. “Essa é a beleza que a literatura proporciona na vida”, comenta o químico, que hoje atua na Ouvidoria Sabesp.
Márcio Fernandes aproveita suas viagens pelo mundo para “bater um papo” com grandes escritores: encontros com Ernest Hemingway em Havana, Cuba e com Fernando Pessoa, no bairro do Chiado, Lisboa, em frente ao Café A Brasileira.
Biblioteca é cultura!
Não é por acaso, que a Biblioteca Sabesp “anda conquistando” Fernandes (nas suas palavras). Para ele, o projeto de revitalização da Biblioteca chega em um momento muito oportuno para a Companhia, que também passa por um processo de transformação.
A diversificação de temas do acervo, que vão além dos títulos técnicos, na visão do profissional, proporciona muito mais que puramente conhecimento, mas cultura - no seu sentido amplo: “aí vale tudo, de gastronomia à literatura de cordel”, observa. “Uma biblioteca para mim é colorida, um espaço para aliviar as tensões do dia a dia, por isso deve ser convidativa e atrativa, abrir portas, quebrar barreiras, criar familiaridade e conversar com todos públicos da empresa - desde o operacional atingindo todas as áreas e departamentos da Companhia.”, acrescenta.