Mural destaca a importância dos livros
janeiro de 2021
Ao criar um mural de 22 metros de altura por 11 de largura, em uma escola na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo, o artista urbano brasileiro Eduardo Kobra quis trazer a importância dos livros para a cultura do país e para a formação e crescimento das pessoas.
O artista plástico, que tem murais em 35 países e já fez 13 obras com temas ligados à literatura e livros, pediu pelas redes sociais indicações de livros brasileiros favoritos ou de obras que tivessem marcado a infância das pessoas. “Vamos fazer este mural juntos?”, dizia o artista no Instagram. Cerca de 4 mil sugestões de títulos nacionais foram enviadas. Os 150 livros mais indicados foram pintados no mural.
O acesso à leitura é cada vez mais comprometido no Brasil pela distribuição problemática e alto custo. Segundo pesquisa do Instituto Pró-Livro, o Brasil perdeu mais de 4,5 milhões de leitores nos últimos 4 anos. Nas palavras de Kobra sobre o mural, "a pintura é secundária; o que importa é a mensagem que está sendo colocada ali”.