| Notícias

Ouça literatura com audiolivros disponíveis na BibliON

janeiro de 2025
Foto: BibliON

Os audiolivros têm se consolidado como uma alternativa poderosa e prática para quem quer explorar o universo literário em meio à correria do dia a dia. Uma das principais vantagens é a conveniência: é possível consumir conteúdo enquanto você realiza outras tarefas, como dirigir, fazer exercícios ou atividades domésticas.

Esse formato democratiza o acesso à cultura em locais e momentos em que a leitura convencional seria inviável. Para aqueles com agendas lotadas, os audiolivros oferecem uma maneira de se reconectar com o prazer da literatura, mesmo em trajetos longos ou em intervalos curtos do dia.

Além disso, torna os livros mais acessíveis para pessoas com dificuldades visuais, dislexia ou outras limitações que dificultam a leitura tradicional. Além de promoverem inclusão, os audiolivros contribuem para a formação de novos hábitos de leitura, aproximando ainda mais as pessoas do vasto universo literário.

Outro benefício importante dos audiolivros é o enriquecimento da experiência literária. A narração profissional, muitas vezes realizada por atores ou locutores experientes, confere emoção e dinamismo à obra, destacando nuances que podem passar despercebidas na leitura silenciosa. Além disso, ouvir histórias ajuda a melhorar habilidades como a concentração e a memória auditiva, o que pode ser particularmente útil em contextos profissionais.

Para você que já tem o hábito de ouvir livros ou para quem nunca teve a experiência, seguem abaixo algumas sugestões disponíveis na BibliON, selecionadas pela equipe da Biblioteca Sabesp.  

Boa leitura! 

Quem ama educa! Formando cidadãos éticos, de Içami Tiba


Estamos no século XXI: educar não é mais seguir os padrões dos nossos pais, mas quebrar velhos modelos, atualizando-os com novos paradigmas. Pais e educadores precisam absorver o novo ritmo da geração digital de jovens, que, mergulhada em tantos estímulos tecnológicos, muitas vezes, funde-se à identidade dos grupos, permitindo que esta se sobreponha à estrutura familiar. Nesta nova versão da grande obra Quem Ama, Educa!, livro de cabeceira de inúmeras famílias em todo o Brasil, o renomado educador e Dr. Içami Tiba e sua filha Natércia Tiba, psicóloga e psicoterapeuta de crianças e adolescentes, trazem a pais e educadores a oportunidade de aprender a aplicar uma educação integrada para fazer dos filhos pessoas felizes, autônomas e competentes. Nesta versão contemporânea, foca-se sobretudo a formação de jovens que serão cidadãos éticos. Pertencer a uma família que a ama faz com que a criança desenvolva sua auto-estima e construa seu bem-estar. "Educar é uma obra-prima, uma obra realmente artesanal, cujo resultado é a futura felicidade dos filhos e de todos à sua volta. Por isso, Quem Ama, Educa! Formando cidadãos éticos."

O auto da compadecida, de Ariano Suassuna


 O "Auto da Compadecida" consegue o equilíbrio perfeito entre a tradição popular e a elaboração literária ao recriar para o teatro episódios registrados na tradição popular do cordel. É uma peça teatral em forma de Auto em 3 atos, escrita em 1955 pelo autor paraibano Ariano Suassuna. Sendo um drama do Nordeste brasileiro, mescla elementos como a tradição da literatura de cordel, a comédia, traços do barroco católico brasileiro e, ainda, cultura popular e tradições religiosas. Apresenta na escrita traços de linguagem oral [demonstrando, na fala do personagem, sua classe social] e apresenta também regionalismos relativos ao Nordeste. Esta peça projetou Suassuna em todo o país e foi considerada, em 1962, por Sábato Magaldi " o texto mais popular do moderno teatro brasileiro".

O homem mais rico da Babilônia,  de Clason, George S.

Baseado nos famosos princípios babilônicos, O homem mais rico da Babilônia é considerado uma das maiores e mais inspiradoras obras sobre planejamento financeiro já escritas. Aclamado por milhões de leitores, o livro de George S. Clason se utiliza de parábolas e de uma linguagem simples e envolvente para apresentar lições sobre como economizar, investir, resolver problemas financeiros e manejar suas finanças pessoais.