Por que celebrar o centenário de Paulo Freire?
outubro de 2021
O educador e pedagogo Paulo Freire, patrono da educação brasileira, completaria um século de vida em 2021. Reconhecido internacionalmente, Freire continua extremamente atual - é doutor honoris causa em pelo menos 40 universidades pelo mundo, e referência para formação de professores e educadores em diversos países.
A leitura de sua obra permite amadurecer conceitos como a necessidade de uma educação praticada a partir de uma perspectiva crítica e autônoma, que forma sujeitos capazes de transformar politico e socialmente suas realidades.
Nascido em Recife, em 1921, Paulo Freire foi o filho caçula de um capitão da Polícia Militar e uma dona de casa. Sua vida foi dedicada à alfabetização e à educação popular. Em 1963, Freire executou um notório projeto de alfabetização de mais de 300 adultos em 40 horas, na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte.
A experiência foi um sucesso tão grande que, em princípios de 1964, pouco antes do golpe que daria início à Ditadura Militar, o então presidente João Goulart havia oficializado o método de Freire no Plano Nacional de Alfabetização. O que, no entanto, não pôde ser posto em prática, em decorrência da deposição do presidente, das novas políticas autoritárias do governo ditatorial, e a prisão e exílio de Freire.
A partir de então, o educador percorreria mais de 50 países,
lecionando em diversos centros universitários e aplicando o seu método de
alfabetização pelo mundo, sendo amplamente reconhecido e respeitado.
Talvez sua obra mais célebre, a Pedagogia do Oprimido propõe uma nova forma de relacionamento entre professor, estudante, e sociedade. O livro, traduzido para mais de 30 idiomas, é considerado um dos pilares da pedagogia crítica e analisa a relação de “colonizador” e “colonizado”.
Ilustração de Rafa Campos Rocha
Confira abaixo dicas de alguns dos principais conteúdos produzidos no ano em que se comemora os cem anos de nascimento de Paulo Freire, que é hoje um dos mais conhecidos intelectuais brasileiros.
- A TV Cultura produziu um documentário inédito sobre o educador, produzido pelo departamento de jornalismo da emissora, apresentado pelo jornalista e diretor Leão Serva. Acesse aqui e confira!
- Paulo Freire também é o homenageado na "Ocupação Paulo Freire", que entrou em cartaz na sede do Itaú Cultural. A exposição conta a história do educador que caminhou, durante a sua vida, por conceitos como pluralidade, transcendência, diálogo, humildade, trabalho e amor. Saiba mais.
- O Seminário Internacional “Ano
100 com Paulo Freire: tempos, espaços, memórias, discursos e práticas” sobre o centenário de
Freire organizado
pela Faculdade de Educação (FE) trouxe especialistas nacionais
e internacionais e pode ser acessado pelo YouTube:
- No site Centro de Referência de Educação Integral há um guia definitivo da bibliografia de Paulo Freire. Acesse aqui.
- O episódio especial da coleção Narradores do Brasil, do podcast 451 MHz vai às origens do método de alfabetização freireano, com a participação da professora
Lindjanne Melo, do sociólogo Lutgardes Freire, do linguista Marcos Bagno e do
escritor Marcelino Freire e leituras feitas pelo escritor Xico Sá. Disponível no site
da Quatro Cinco Um.