Desde 2018, a Superintendência de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (TX) conduz o Projeto de Revitalização da Biblioteca Sabesp por meio de ações que projetam os seus principais eixos de atuação - atualização do acervo, renovação do local físico e melhoria da gestão – com o objetivo de tornar a Biblioteca cada vez mais um ambiente de fortalecimento da capacidade de inovação da Sabesp.

Nesse sentido, em 2020, foi contratada a Organização Social SP Leituras com a missão de alavancar os serviços oferecidos pela Biblioteca. A parceria mostra seus resultados, com muitas conquistas e realizações até aqui, desde a estreia da nova Biblioteca, marcada pelo lançamento do seu espaço virtual, em março do mesmo ano, em plena pandemia.

Tecnologia e inovação

Com o avanço nas tecnologias disponíveis, as palavras engajamento, personalização e interatividade fazem parte não só do vocabulário, mas também do conjunto de ações da Biblioteca, que está em constante evolução. São iniciativas que acompanham o novo contexto global da transformação digital, valendo-se de soluções tecnológicas para implementar a verdadeira cultura digital na empresa. 

A sustentabilidade é um dos pilares do projeto, sendo alcançada com a digitalização de parte do acervo e a adoção crescente de conteúdos digitais, inclusive plataforma digital de e-books. A parceria da Biblioteca com a BibliON - a biblioteca digital gratuita de São Paulo, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, sob a gestão da SP Leituras – trouxe para os empregados da Sabesp uma nova experiência de leitura. Agora, além do sabespiano poder usufruir do acervo físico, com acesso ao catálogo para consultas, empréstimos e diversos serviços on-line, também tem à disposição mais de 16 mil livros gratuitos, no formato digital e de áudio, ao se cadastrar na plataforma BibliON.

O espaço físico também foi modernizado para receber os sabespianos em um local mais confortável e convidativo, para um momento de descompressão, com a possibilidade de leitura não apenas de livros de variadas temáticas, mas também de jornais e revistas. Assim, a Biblioteca conta agora também com uma programação cultural presencial com propostas criativas para promover a convivência entre os empregados da companhia, além de manter um calendário de encontros on-line contemplando três frentes temáticas de eventos - Técnico, Habilidades e Competências e Cultural.

Acesso à informação e pesquisa

A Biblioteca oferece serviços chamados de Disseminação Seletiva da Informação (DSI): encaminha, periodicamente, para os usuários um e-mail com as novas aquisições do acervo, com títulos focados em áreas de interesse específicas - como Administração, Artes, Ciências da Computação, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Sociais, Engenharias, Filosofia e Psicologia, Geografia e História e Literatura – e mantém outros canais de acesso à informação, como o informativo mensal #NA ESTANTE, auxílio à pesquisa, programação cultural, oficinas e o Clube de Leitura dos Sabespianos.

Pelo terceiro ano consecutivo, realizamos a Pesquisa Anual de Satisfação. A última edição, realizada em dezembro de 2022, trará novas informações para que nossos serviços sejam aperfeiçoados ainda mais. Os resultados da consulta serão divulgados em breve.

Biblioteca em rede

A Biblioteca Sabesp fortaleceu a parceria com o SisEB – Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo. Integrando a rede, é possível participar da realização de diversas ações do SisEB, que incluem capacitações dos funcionários da biblioteca e doações semestrais de kits de livros para o acervo.

Após as etapas de renovar o espaço físico com mesas de estudo mais confortáveis, criar um espaço “lounge” propício para leitura e encontros, criar estantes de destaques do acervo, disponibilizar um site com notícias e catálogo on-line, migrar o sistema de gestão de acervo, retomar compras periódicas das obras, oferecer programação técnica e cultural e clube de leitura, fazer pesquisa de avaliação de qualidade de serviços, “colocar a casa em ordem”, com o inventário e higienização do acervo, e realizar parcerias estratégicas, chegou o momento de compartilharmos ainda mais esse espaço de conhecimento e cultura!

A modernização da Biblioteca Sabesp é fundamental para fortalecer a capacidade de inovação dos empregados da companhia, que precisam superar importantes desafios em um cenário de rápidas mudanças no setor de saneamento, contribuindo, assim, com a melhoria da qualidade de vida da sociedade e do meio ambiente.

Confira na Ficha Técnica os responsáveis pelo desenvolvimento e realização deste projeto.


SABESP

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Sabesp é uma sociedade anônima de economia mista fundada em 1973 e atualmente é responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos em 375 municípios do Estado de São Paulo. É considerada uma das maiores empresas de saneamento do mundo em população atendida. São 28,1 milhões de pessoas abastecidas com água e 24,5 milhões de pessoas com coleta de esgotos. A Sabesp é responsável por cerca de 30% do investimento em saneamento básico feito no Brasil. Para o período 2020-2024, planeja investir aproximadamente R$ 20,2 bilhões, com foco na ampliação da disponibilidade e segurança hídrica, sem prejuízo dos avanços conquistados nos índices de coleta e tratamento de esgotos. Em parceria com empresas privadas, a Companhia também presta serviços de água e esgoto em outros quatro municípios, Mogi-Mirim, Castilho, Andradina e Mairinque. No segmento de água de reuso obtida a partir do tratamento de esgotos, a Sabesp produz, fornece e comercializa diretamente o produto por meio de suas próprias estações e, como sócia na Aquapolo Ambiental, que abastece o Polo Petroquímico de Capuava. Além disso, no segmento de esgotos não domésticos, a Companhia é sócia da Estre Ambiental, na empresa Attend Ambiental e, recentemente, no segmento de energia elétrica, criou a Paulista Geradora de Energia S.A., em sociedade com as empresas Tecniplan Engenharia e Servtec. A companhia também oferece serviços de consultoria sobre uso racional da água, planejamento e gestão comercial, financeira e operacional, atuando atualmente no Panamá, Honduras, e Nicarágua, sendo nos dois primeiros países em parceria com a Latin Consult.


SP LEITURAS - ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE BIBLIOTECAS E LEITURA
Consultoria e gestão em biblioteca, leitura, literatura e conhecimento.

Criada em junho de 2010, a SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura – é uma Organização Social sem fins lucrativos, que nasceu com a missão de idealizar e desenvolver projetos que contribuam para o incentivo ao direito e à promoção da cultura, leitura e literatura. Gere a Biblioteca de São Paulo (BSP), a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB), a BibliON (biblioteca digital do Estado de São Paulo) e o Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Entre 2018 e 2021, a SP Leituras foi reconhecida como uma das 100 melhores ONGs do Brasil pelo Instituto Filantropia e Doar. Em 2021, a organização foi eleita a melhor ONG na categoria Cultura. Em 2023, a SP Leituras recebeu o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade de São Paulo pela ação “Acolhimento” na Biblioteca de São Paulo e o Prêmio Seleção Mobile Time 2023 na categoria Inovação com Impacto Social/Ambiental pela BibliON. Além disso, a SP Leituras é responsável pela revitalização e gestão da biblioteca corporativa da SABESP, uma das maiores empresas públicas do Estado de São PauloA revitalização e gestão da biblioteca corporativa de uma das maiores empresas públicas do Estado de São Paulo, a SABESP, também estão sob a responsabilidade da SP Leituras.Para saber mais sobre a SP Leituras clique aqui.