| Notícias

Obras dos vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura em votação

junho de 2024
Foto: SP Leituras

O Clube de Leitura dos Sabespianos está de volta em julho. Desta vez, as obras de autores vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura estão em destaque! Prepare-se para mais este encontro entre leitores e leituras, que acontecerá no dia 26, às 15h, pela Plataforma Zoom da Sabesp.

Para participar, escolha a obra que estará no centro do bate-papo, entre as duas opções indicadas abaixo. Os livros estarão disponíveis para votação diretamente no Workplace, por meio de enquete – até 15 de junho.

O livro mais votado pelos sabespianos será anunciado em breve. A obra faz parte do acervo da BibliON e pode ser emprestada simultaneamente para vários leitores participantes do Clube.

Após a leitura do título haverá um encontro virtual do grupo para que todos possam discutir sobre a obra e o autor, bem expressar suas opiniões e críticas, que será mediado para melhor aproveitamento da atividade.

 VEJA COMO PARTICIPAR


1.    VOTE: Escolha uma das opções e vote na enquete do Workplace:


OBRA 1: Assim na terra como embaixo da terra, de Ana Paula Maia


Uma colônia penal isolada – um terreno com um histórico tenebroso de assassinato e tortura de escravos –, construída para ser um modelo de detenção do qual nenhum preso fugiria, torna-se campo de extermínio. Espécie de capitão do mato/carcereiro, Melquíades é o algoz dos presos, caçando e matando-os como animais, apenas por satisfação pessoal. Os presos, cada qual com sua história, estão sempre planejando a própria fuga, sem saber se vão acabar mortos pelos guardas ou pelo que os espera do lado de fora da colônia.


OBRA 2: Se Deus me chamar não vou, de Mariana Salomão Carrara


Quem vai te contar essa história é uma criança de 11 anos. O olhar fresco e bem-humorado de quem ainda vê a vida como mistério está aqui, mas vá por mim: não subestime a solidão de Maria Carmem. A aprendiz de escritora, enfrentando as angústias da "pior idade do universo", irá te provar que é possível, sim, que uma menina seja mais solitária do que um velho. Ao menos uma menina que, como ela, cresce e cria suas perguntas entre os objetos de uma "loja de velhos". Ali elas já nascem antigas, frescas e pesadas, doce feito da mais dura poesia. Maria Carmem nasceu no fim. Sendo assim, do que interessa a idade? Como ela mesma diz, "é possível que um lápis pareça estar novo, mas todo quebrado por dentro". É assim, toda quebrada por dentro, que ela desconstrói o mundo diante de si, o mundo adulto que cria regras e não as obedece, o mundo escolar, tudo: "na aula de matemática o problema dizia que um menino e uma menina precisavam calcular quantas laranjas levar ao parque se os convidados meninos comiam tantas e as meninas só mais tantas cada uma. E eu escrevi que não era pra levar nenhuma, que tudo é mentira, ninguém vai junto a parque nenhum nessa vida". É também assim que ela junta e faz pergunta e faz poesia com tudo o que se ergue e desmorona, os pais, deus, o amor, o corpo, a morte, o difícil que é entender o amor dos outros. Quando crescer, Maria Carmem vai ser escritora. Mas Maria Carmem já cresceu e já é. Esse livro é uma generosidade de sua poesia. Uma oportunidade de a gente crescer com ela.


INSCRIÇÃO

Depois de votar na sua obra preferida, faça sua inscrição enviando um e-mail para: biblioteca@sabesp.com.br até dia 15 de junho, com as seguintes informações:

Nome completo:
Unidade:
E-mail:

Importante: no dia 17 de junho, você receberá por e-mail a confirmação da sua participação no Clube, com todas as instruções de como baixar de como baixar o livro na plataforma da BibliON e link de acesso à Plataforma Zoom, onde acontecerá o evento.

SORTEIO


.Ao participar do encontro do dia 26, você também concorre a um sorteio de 3 livros de arte. Não fique de fora!