
Cartas para a minha vó
Djamila Ribeiro
No mais pessoal e delicado de seus livros, a filósofa Djamila Ribeiro revisita sua infância e adolescência para discutir temas como ancestralidade negra e os desafios de criar filhos numa sociedade racista. O relato se dá na forma de cartas a sua saudosa avó Antônia – carinhosa e amorosa, conhecedora de ervas curativas e benzedeira muito requisitada.
A cumplicidade que sempre houve entre avó e neta é o que permite que a autora rememore episódios difíceis, como a perda do pai e da mãe, as agressões que sofreu como mulher negra no Brasil e os desafios para integrar a vida acadêmica. Djamila também fala de relacionamentos amorosos e experiências profissionais, das músicas, das leituras e das amizades que a acompanharam em sua construção pessoal – e da percepção paulatina de que a memória das lutas e das conquistas das pessoas negras que vieram antes de nós é a força que nos permite seguir adiante.
Novas Aquisições

Escrita em movimento
Noemi Jaffe
O livro apresenta princípios que estruturam o texto e que integram a caixa de ferramentas de todo artista da palavra, trazendo um panorama amplo da escrita contemporânea, que recusa todos os rótulos.
Veja Mais >
Gestão eficaz de projetos
Robert K. Wysocki, Arlete Simille Marques (tradutor)
Ancorada na ampla experiência do autor, gerente de projetos atuante, o livro apresenta os principais temas de gerenciamento de projetos, incluindo as áreas de conhecimento e os diferentes tipos de ciclo de vida dos projetos.
Veja Mais >
Organizações exponenciais
Salim Smail, Michael S. Malone, Yuri Van Geest, Gerson Yamagami (tradução)
A publicação traz uma nova e ampla visão sobre as tendências organizacionais e tecnológicas essenciais, que podem ser aplicadas nas startups, empresas de médio porte e nas grandes organizações.
Veja Mais >