Aproveite para ler e reler! A equipe do acervo da Biblioteca selecionou dicas para você se aventurar no nosso catálogo que reúne uma coleção de mais de 9 mil itens disponíveis para empréstimos e consultas. Ali você encontra, além de um completo e qualificado acervo técnico para auxiliar o seu dia a dia no trabalho, alguns itens de Literatura. E lembre-se: livro novo é aquele que você ainda não leu!

Práticas de Leitura Produtiva: textos e contextos

Robson Coelho Tinoco

A obra apresenta uma série de exercícios, em que conceitos como mundo, educação, textos escritos podem ser entendidos como representações de processos de leitura estruturados como situação comunicativa. Interdependentes, as fronteiras entre tais conceitos não são absolutas e nelas se instauram, por exemplo, a prática de leitura de uma época. 


Segundo pesquisas realizadas por várias entidades, tanto de autores quanto de especialistas em estudos relacionados à leitura e ensino, há no Brasil, de acordo com o Indicador Nacional de Analfabetismo Funcional (Inaf), 16 milhões de analfabetos absolutos, com 15 anos ou mais (9% da população). Os estudos apontam, ainda, que só um terço dos brasileiros domina os princípios básicos de leitura e de escrita. Os outros 66% leem, mas não entendem sequer textos simples. Outros dados revelam, ainda, a necessidade de se investir na melhoria da qualidade do ensino para recuperar o tempo perdido e colocar o país no circuito das ideias atuais, entre as quais se destaca a luta pela universalização da cidadania. Assim, considerando a importância da formação de uma sociedade também leitora, a leitura -leitura produtiva - é um dos meios que o indivíduo possui para se comunicar com o mundo, para ter contato com novas ideias, pontos de vista e experiências que talvez sua vida prática jamais lhe proporcionasse. Nesse contexto, o "não ler" traz prejuízos que afetam desde o desenvolvimento pessoal e profissional até a percepção crítica das desigualdades sociais.

Imerso nessa realidade contemporânea, este livro apresenta uma série de exercícios, em que conceitos como mundo, educação, textos escritos podem ser entendidos como representações de processos de leitura estruturados como situação comunicativa. Interdependentes, as fronteiras entre tais conceitos não são absolutas e nelas se instauram, por exemplo, a prática de leitura de uma época. Ao leitor/receptor (real) - nessa dialogia triangular - cabe reconstruir o objeto de conteúdo técnico ou estético, enquanto estrutura contextual-histórica do próprio texto, por meio dessa assumida leitura produtiva.

Reserve Já >

Destaques Anteriores

Imunidade à mudança: libere seu potencial de desenvolvimento e faça sua equipe e sua empresa crescerem

Robert Kegan, Lisa Laskow Lahey, Lenke Peres (tradução)

Este livro revela como nossas crenças individuais - com a inteligência coletiva das organizações - criam uma natural, mas poderosa, imunidade às mudanças.

Veja Mais >

Perícias de engenharia: patologias em estruturas de concreto

Gilberto Adib Couri

Este livro visa apresentar alguns aspectos, que ao longo dos anos concentraram nossas atividades e atenção, e foi alvo de estudos e aprendizado contínuos.

Veja Mais >

Química verde para a sustentabilidade: natureza, objetivos e aplicação prática

Alessandra Carvalho de Sousa ([et al.])

Este livro apresenta uma reflexão sobre o uso de produtos e a utilização de processos químicos que visam minimizar ou até mesmo eliminar a geração de produtos classificados como nocivos.

Veja Mais >